Câmara de Vereadores promove Sessão Estudantil – Edição 2017

A Câmara de Vereadores de Silveira Martins realizou na noite da ultima segunda feira, dia 14, a Sessão Estudantil – Edição 2017. Na oportunidade, os estudantes assumiram a função de legisladores, discutindo, apresentando e votando matérias.
A atividade, que envolveu alunos de 2 educandários da rede municipal e estadual, com idade entre 09 a 15 anos, corresponde a Lei Legislativa Municipal 475/99.
Da mesma forma com que acontece nas sessões ordinárias, os vereadores estudantis apresentaram reivindicações e votaram requerimentos. Durante o espaço denominado de “grande expediente”, os jovens ocuparam a tribuna, e em seus pronunciamentos reiteraram as principais necessidades de suas escolas e localidades.
As atividades contaram com a supervisão e apoio de vereadores e servidores da Casa Legislativa. O Vice-Prefeito, Júlio Cesar Pigatto Vieira, assim como professores, pais e demais estudantes acompanharam a sessão.
Conforme explicou o Presidente da Casa Legislativa Julio Cezar Bianchi, a iniciativa tem como objetivo estimular a participação dos estudantes na prática legislativa e no exercício da cidadania. Também visa fazer com que os jovens alunos compreendam, na prática, as atribuições e a forma com que os trabalhos acontecem no Poder Legislativo Municipal.
“Acredito que além de aproximar e incentivar esses jovens a participarem das ações do Legislativo Municipal, oportunizamos a eles um espaço no qual puderam ser ouvidos. Sem dúvida esse foi um momento de aprendizado para ambas as partes”, frisou Julio Bianchi.

Antes da Sessão

A preparação para a Sessão Estudantil teve início nas salas de aulas, com a realização de pesquisas sobre o Parlamento e a escolha, através do voto secreto, de representantes dos educandários envolvidos.
Na Casa Legislativa, os 9 alunos eleitos chegaram com seus discursos preparados e suas reivindicações elencadas para posterior apresentação em plenário. Dentre elas, destacaram-se questões relacionadas à acessibilidade, melhorias na infraestrutura das escolas e das estradas.

Sessão Estudantil

A iniciativa tem por finalidade possibilitar uma maior aproximação entre o Parlamento e a comunidade.  A sessão estudantil será realizada anualmente, em parceria com as Escolas deste município.

As atividades iniciam-se nas escolas, envolvendo alunos do 5º ao 9º ano. Nos educandários os estudantes realizam eleição para a escolha de seus representantes.

A Câmara de Vereadores de Silveira Martins desde já agradece a todas pessoas envolvidas nesta ocasião, as Escolas deste Município as quais tiveram grande empenho para que este dia(14) se transcorresse de forma muito bonita, também não podemos deixar de destacar estes 9 alunos que abrilhantaram ainda mais esta atividade promovida pela Casa Legislativa, onde estes, tiveram uma breve experiência do que é ser Vereador desta Cidade por um dia. O nosso MUITO OBRIGADO a vocês que fizeram com que a Casa Legislativa Silveirense tivesse mais um dia a ser guardado para sua história! #semeandoofuturo #sessãoestudantil #camaradevereadores

Vereadores Mirins visitam a Capital Gaúcha

Nesta quarta-feira (16), os Vereadores Mirins, receberam como forma de gratificação de sua dedicação e eleição, uma viagem a Porto Alegre, acompanhados pela comitiva liderada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Silveira Martins, Julio Cezar Bianchi, e pelo vereador Lucimar Weber, contou com estudantes das Escolas Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago e Estadual de Educação Básica Bom Conselho, bem como professores e o assessor da Câmara Municipal, Gustavo Weber. O intuito da visita era proporcionar uma experiência ainda mais ampla sobre o que é trabalhar no Poder Legislativo, foram visitados locais como a Assembleia Legislativa, Plenário 20 de Setembro, Solar dos Câmara, Museu Júlio de Castilhos e o Palácio Piratini, e por fim estes jovens ainda foram recepcionados pelo Governador do Estado Exmo. Sr. José Ivo Sartori, para uma conversa e tirar fotos. O Presidente Julio Cezar Bianchi, muito feliz com o momento destes jovens diz. “Esperamos ter passado a eles um momento único que ficará guardado na memória deles, quem sabe no futuro eles serão nossos representantes, então nada melhor que dar esta oportunidade a estes jovens, em conhecer estes espaços muito interessantes”.
 A Câmara de Vereadores agradece a presença de cada Vereador Mirim por sua dedicação nesta jornada do Programa Sessão Estudantil – Edição 2017, e espera ter proporcionado aos mesmos um pouco do trabalho que é desenvolvido pela Legislação deste Município.