Câmara de Vereadores promove Sessão Estudantil – Edição 2017

A Câmara de Vereadores de Silveira Martins realizou na noite da ultima segunda feira, dia 14, a Sessão Estudantil – Edição 2017. Na oportunidade, os estudantes assumiram a função de legisladores, discutindo, apresentando e votando matérias.
A atividade, que envolveu alunos de 2 educandários da rede municipal e estadual, com idade entre 09 a 15 anos, corresponde a Lei Legislativa Municipal 475/99.
Da mesma forma com que acontece nas sessões ordinárias, os vereadores estudantis apresentaram reivindicações e votaram requerimentos. Durante o espaço denominado de “grande expediente”, os jovens ocuparam a tribuna, e em seus pronunciamentos reiteraram as principais necessidades de suas escolas e localidades.
As atividades contaram com a supervisão e apoio de vereadores e servidores da Casa Legislativa. O Vice-Prefeito, Júlio Cesar Pigatto Vieira, assim como professores, pais e demais estudantes acompanharam a sessão.
Conforme explicou o Presidente da Casa Legislativa Julio Cezar Bianchi, a iniciativa tem como objetivo estimular a participação dos estudantes na prática legislativa e no exercício da cidadania. Também visa fazer com que os jovens alunos compreendam, na prática, as atribuições e a forma com que os trabalhos acontecem no Poder Legislativo Municipal.
“Acredito que além de aproximar e incentivar esses jovens a participarem das ações do Legislativo Municipal, oportunizamos a eles um espaço no qual puderam ser ouvidos. Sem dúvida esse foi um momento de aprendizado para ambas as partes”, frisou Julio Bianchi.

Antes da Sessão

A preparação para a Sessão Estudantil teve início nas salas de aulas, com a realização de pesquisas sobre o Parlamento e a escolha, através do voto secreto, de representantes dos educandários envolvidos.
Na Casa Legislativa, os 9 alunos eleitos chegaram com seus discursos preparados e suas reivindicações elencadas para posterior apresentação em plenário. Dentre elas, destacaram-se questões relacionadas à acessibilidade, melhorias na infraestrutura das escolas e das estradas.

Sessão Estudantil

A iniciativa tem por finalidade possibilitar uma maior aproximação entre o Parlamento e a comunidade.  A sessão estudantil será realizada anualmente, em parceria com as Escolas deste município.

As atividades iniciam-se nas escolas, envolvendo alunos do 5º ao 9º ano. Nos educandários os estudantes realizam eleição para a escolha de seus representantes.

A Câmara de Vereadores de Silveira Martins desde já agradece a todas pessoas envolvidas nesta ocasião, as Escolas deste Município as quais tiveram grande empenho para que este dia(14) se transcorresse de forma muito bonita, também não podemos deixar de destacar estes 9 alunos que abrilhantaram ainda mais esta atividade promovida pela Casa Legislativa, onde estes, tiveram uma breve experiência do que é ser Vereador desta Cidade por um dia. O nosso MUITO OBRIGADO a vocês que fizeram com que a Casa Legislativa Silveirense tivesse mais um dia a ser guardado para sua história! #semeandoofuturo #sessãoestudantil #camaradevereadores
Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/08/2017 - 14:17:09 por: Gustavo Weber - Alterado em: 15/08/2017 - 14:17:09 por: Gustavo Weber

XIII Marcha dos Vereadores concluída com Êxito.

Evento que acontece anualmente foi satisfatório, contou com homenagens e muitas reivindicações de representantes de 11 Municípios ao Secretariado do Estado, evento este que teve a organização da Câmara Municipal de Silveira Martins.